És uma verdadeira embaixadora do slow fashion? Os 6 comportamentos que te ajudam a responder.

No artigo de Julho falamos-te do slow fashion e de como nós Baguy nos identificamos tanto com esta nova tendência em moda.  Na verdade, o slow fashion, mais do que uma tendência em moda, está a tornar-se um comportamento consciente quer das marcas quer das consumidoras. E nós sabemos que, tal como tu, são cada vez mais as mulheres que procuram marcas de vestuário sustentavelmente mais responsáveis. Marcas com um papel ativo na mudança de comportamentos na sociedade! Marcas de moda com as quais te identificas quer pelas peças de vestuário que produzem quer em termos de valores sociais e ambientais que preconizam!

Para nós, tu já és uma embaixadora do slow fashion! E consegues demonstrá-lo tão bem! Sempre que reconheces nas tuas redes sociais a qualidade do nosso vestuário, partilhando-o com as tuas amigas, evidencias o seu valor! O valor que essa peça de roupa tem para ti, os seus detalhes, o seu tecido exclusivo, e a dedicação de quem a produziu! Por isso é que são vestidos e blusas tão apaixonantes, porque na sua criação há um carinho especial! E tu sentes isso sempre que abres o teu closet e as vês! Tens vontade de usá-las!

Mas, e as tuas amigas? Seguem todas o teu exemplo?! Certamente que algumas têm ainda reservas relativamente ao slow fashion.  Então, lembramo-nos que poderíamos ajudar-te a convencê-las a aderir a esta tendência em moda de uma forma muito simples! Como tal, criamos uma espécie de checklist descritiva dos 6 comportamentos de uma verdadeira embaixadora slow fashion. E, acima de tudo, de uma Baguy Lover!

Os 6 comportamentos de uma Baguy Lover embaixadora do slow fashion

Os 6 comportamentos de uma embaixadora do slow fashion, que a seguir te apresentamos, descrevem uma mulher consciente perante o frenético mercado da moda. Descrevem-te a ti, uma Baguy Lover! Por isso, acreditamos que irás, certamente, rever-te neles, e, logo, poderás partilhá-los com as tuas amigas.

1. Valorizas os recursos locais ao investires em peças slow fashion

Tu sabes bem que o slow fashion dá prioridade à produção e consumo locais! Já as grandes marcas, nossas bem conhecidas e que para aqui não são chamadas, padronizam roupas para o mundo inteiro. Por esta razão, acabam por limitar as especificidades culturais, desvalorizar trabalhadores locais e consumir recursos.

Em contrapartida, ao valorizares os nossos vestidos, pelo seu corte minimalista e atemporal, sabes que estás a enaltecer o trabalho manual e não só! O design contemporâneo e de linhas simples das peças Baguy, que tu tanto gostas, minimizam o desperdício de tecido. Como o nosso vestido Soul, recordas-te?! Por outro lado, ao consumires os nossos produtos de vestuário, estás a estimar o artesanato e a nossa identidade de marca como um todo! De facto, as nossas peças originais e de qualidade conseguem-se com materiais de excelência locais e com o carinho handmade incutido em cada uma delas.

Vestido Soul
Vestido Soul. Uma conjugação envolvente entre frescura e sensualidade.

Assim, ao seres uma Baguy Lover, engrandeces a economia local, o que é nacional e cumpres o primeiro comportamento slow fashion!

2. Pões em causa a moda do exclusivamente “novo” ao seres uma mentora do slow fashion

Ao optares pelas peças Baguy estás a desafiar a tendência fast fashion! Estás a marcar a tua posição quanto à tua preferência de estilo! Preferes produtos de qualidade, duráveis, e intemporais, que nunca saem de moda! Preferes peças únicas e que expressam a tua personalidade, ao invés de peças de massa! Preferes pagar o valor real e justo de um vestido que demorou o seu tempo a ser criado e produzido de forma sustentável. Uma peça de roupa em que todos os detalhes foram pensados milimetricamente. Como o nosso fluído vestido Vitória, no qual tiveste a oportunidade de participar na sua co-criação!

Vestido Vitoria
Vestido Vitória. Um modelo exclusivo resultante de uma experiência coletiva.

Vê, ainda, como a Mafalda, uma Baguy Lover tal como tu, expressa super bem a sua preferência pelas nossas peças de vestuário exclusivas e handmade. Mais que uma tendência em moda, é uma atitude slow fashion de consciência!

“A diferença dos vossos artigos para as outras marcas semelhantes é mesmo a qualidade dos materiais, os artigos serem forrados e terem sempre detalhes maravilhosos como os vossos botões! Por isso, também já digo há muito tempo, vale mais investir num vestido da vossa marca do que em 2 de fast fashion. Os vossos sei que vou usar anos, já os outros enfim.”

Mafalda Teixeira Duarte. Baguy Lover, 2020.

3. Usas e abusas de acessórios giros que dão aquele toque extra às tuas roupas slow fashion

Tu sabes bem que aqui o limite é a tua imaginação! Como as peças Baguy apostam em cortes modernos, característicos das marcas slow fashion, são perfeitas para conjugares com os teus acessórios favoritos!  Confessa-nos lá se a tendência do slow fashion é ou não é uma verdadeira caixinha de Pandora?

Dos acessórios mais sofisticados, como um cinto mais elegante ou umas sapatilhas mais requintadas, aos mais rústicos, como os chapéus-de-palha ou os colares tribais, não faltam ideias para personalizares os teus looks. E é isso que tanto aprecias nos nossos vestidos, a sua versatilidade! O facto de poderes conjugá-los com os teus acessórios preferidos, tornando o teu look único e ideal para qualquer ocasião!

O slow fashion é, realmente, uma tendência em moda para estilos personalizados, não concordas?!

Ah! E não nos podemos esquecer dos detalhes! Outra característica-chave da roupa slow fashion! Aqueles pormenores de folhos ou botões que, numa peça Baguy, bem percebes como fazem toda a diferença! Ainda por cima, quando as combinas com as outras peças de roupa do teu closet ficas sempre #instyle. Lembras-te dos botões exclusivos da nossa blusa Glacier?! Pois é, não foste a única Baguy Lover a adorá-los! Além disso, muitas referiram que a vantagem dessa blusa residia na possibilidade das múltiplas conjugações que permitia:

  • com uns jeans para um look mais casual-chique
  • com uma saia plissada para um sunset com as amigas
  • com umas calças mais clássicas para uma reunião de negócios

E isto tornou-a numa peça de roupa desejada pelas Baguy Lovers como tu!

Blusa Glacier
Blusa Glacier. Inspiradora, versátil, e minimalista: para combinares a teu bel-prazer!

4. Asseguras que os teus hábitos de consumo são mais responsáveis ao preferires vestuário slow fashion

Quando falamos em hábitos de consumo numa perspetiva slow fashion salta logo ao de cima o conceito de consumo responsável! Quando compras uma peça Baguy, não a compras só por ser bonita, ou porque vai-te assentar incrivelmente bem! Também sabes que estás a apoiar uma marca 100% portuguesa que:

  • se preocupa com o trabalho justo e adequadamente remunerado
  • contribui para a redução do desemprego feminino em Portugal
  • valoriza a arte do “bem cortar e costurar”
  • favorece a economia da indústria têxtil nacional produtora de tecidos de elevada qualidade cuja tecelagem segue todas as normativas ecológicas
  • respeita a produção tradicional em atelier e comércio local

Estás a ser uma consumidora responsável!

Por isso, quando compras uma das nossas peças, não sentes que seja um sacríficio o custo que tens com a mesma. Consegues compreender o seu verdadeiro valor! A sua riqueza! E quando a recebes em tua casa verificas que é uma peça carregada de qualidade, durabilidade e personalidade. Simultaneamente, sentes-te acarinhada e orgulhosa pela compra que fizeste! 

5. Encontras sempre um bom destino para as tuas peças de slow fashion perdidas no roupeiro

É difícil abrirmos mão de uma peça de vestuário a que tantas vezes demos uso, não é?! Mas se não a usas mais, porque sentes que está desgastada ou já não te serve, para quê mantê-la escondida no teu roupeiro?

É, por isso, que sempre que podes doas as tuas peças de roupa a uma amiga ou familiar!

As peças de slow fashion mesmo com anos de uso e algum desgaste continuam a ser giras e úteis para outras mulheres! Sentes que elas vão valorizá-las tal como tu o fizeste no passado! Este teu comportamento corresponde a um dos princípios da sustentabilidade e, também, a uma tendência em moda!

Se as tuas amigas não conhecerem ninguém próximo a quem possam doar as suas roupas sugere-lhes a Cruz Vermelha Portuguesa ou a Cáritas. Ajuda-as a não descartarem as suas roupas, alguém dar-lhes-á uma nova vida! Outra mulher vai sentir-se enriquecida com um vestido ou uma blusa de qualidade, mesmo sendo em segunda mão!

6. Estás a dar o teu exemplo ao usares uma peça slow fashion

Já percebeste que as pessoas que te rodeiam começaram a reparar mais nas peças de vestuário que usas?! As tuas colegas de trabalham perguntam-te onde compraste. As tuas amigas comentam o quanto adoram os teus vestidos e as tuas blusas! São Baguy, respondes tu!

O teu comportamento slow fashion começa a ser um exemplo a seguir! Começa a surtir efeito no comportamento das tuas amigas e colegas de trabalho. E tu, passas a ser uma agente vital na mudança de caminho de outras mulheres!

Mas como Baguy Lover  de gema e, logo, uma verdadeira embaixadora do slow fashion, podes ainda fazer mais! E a comunicação é a chave! Seja ela visual, verbal ou até mesmo digital. Enaltece a tua preferência pelo slow fashion! Tira fotos com as tuas peças Baguy e coloca-as nas tuas redes sociais! Não te inibas! Mostra como ficas linda, elegante e sofisticada com um vestido Baguy. Ou como uma blusa Baguy pode ser usada em qualquer ocasião! Fala da marca, do que nela mais te apaixona! Demonstra às tuas amigas e seguidoras o orgulho que tens em ser uma Baguy Lover!

A sensibilização para a prática do consumo consciente é urgente. E se quiseres podes optar por partilhar artigos como este com a tua comunidade.

Obrigada pelo teu carinho e apoio desde o primeiro dia!

Muda com sucesso o mindset das tuas amigas acerca do consumo slow fashion!

Como deves ter percebido, o slow fashion é um movimento sustentável do qual tu já fazes parte!

Ao seres uma Baguy Lover és também uma embaixadora do slow fashion! E contigo do nosso lado, juntas seremos capazes de expressar mais e melhor a mais-valia desta tendência em moda a outras mulheres! Vamos ajudá-las a consumir de forma consciente, a usufruirem melhor das suas peças de roupa, e a sentirem-se mais bonitas e felizes!

Por último acreditamos que o nosso exemplo, junto com o teu contributo, torna-nos numa marca de referência nesta tendência em moda. Comprometemo-nos a continuar a desenvolver peças versáteis e intemporais. Tão únicas como tu! Peças que te inspiram todos os dias! E que tens vontade de usar e abusar sem nunca ficares cansada do teu look! Revisita as peças de vestuário exclusivas da nossa coleção . E redescobre porque te apaixonaram ao primeiro olhar! Quem sabe não encontras uma novidade inesperada?!

Beauty is in you. We just add an extra!

Pesquisa...

O meu Carrinho

Nenhum produto no carrinho.